Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cooperações e Parcerias
Início do conteúdo da página

Internacionalização

Publicado: Segunda, 23 de Julho de 2018, 11h07 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 11h00 | Acessos: 1553

Desde o ano de 2008 o curso de Design UFAM tem participado de diversas ações voltadas à internacionalização das atividades, tanto de docentes quanto de discentes. Neste ano, vários alunos e professores do curso participaram do Edital Euro Brasilian Windows II (EBW II), um consórcio de Instituições Europeias e Brasileiras na área do Ensino Superior, financiado pela Comissão Europeia através do “Erasmus Mundus Programme”, cujo objetivo era promover a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores do Brasil para a Europa, promovendo experiências enriquecedoras a nível linguístico, cultural e educacional.


Nesta chamada foram aprovados para cursar período de intercâmbio de graduação dois discentes do curso de Design: Karen Lumi Fernandes Kohashi, contemplada com bolsa de estudos para a Budapest University of Technology and Economics na Hungria e Mirella Sousa e Silva contemplada com bolsa de estudos para a Universidade do Porto em Portugal. Neste mesmo edital também foi aprovada para cursar doutorado completo na Universidade Politécnica de Valência (Espanha) a docente do DEG Karla Mazarelo Maciel Pacheco. A professora Karla esteve na Espanha de 2009 a 2012.
No ano de 2009 ocorreu uma nova chamada para o EBW II na qual foram aprovados dois decentes do DEG: Antônio Carlos Rodrigues para doutorado completo na Universidade do Porto em Portugal e Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos para doutorado sanduíche na Universidade Politécnica de Valência na Espanha (UPV), esta última, após o período de intercâmbio teve a oportunidade de concluir o curso completo de doutorado na Espanha em função de cooperação entre as duas instituições, UFAM e UPV.
Além do Programa EBW II, o curso de Design também teve alunos de graduação aprovados para experiências de mobilidade internacional por meio do Programa do Governo Federal Brasileiro “Ciências Sem Fronteiras” que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Desde o início do Programa já foram selecionados cinco alunos do curso para realizar atividades em diferentes países: Talita Nascimento Menezes (Reino Unido), Ádria Carol Batista Afonso, Mayana Fernandes Veras, Maria Emília (Itália) e Felipe Schreder (Irlanda).
Os contatos com pesquisadores e instituições internacionais trouxeram ao curso de Design a oportunidade de realização de parcerias em diversos campos. Em maio de 2013, por exemplo, uma comitiva da UFAM, realizou visita técnica à Universidade Politécnica de Valência (UPV). A comitiva foi formada por professores do curso de Design e pela então Pró-Reitora de Inovação Tecnológica da UFAM, profa. Dra. Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves. Na ocasião foi discutida a possibilidade de realização de convênio de cooperação oficial entre as duas instituições, concretizado neste mesmo ano.  Ainda no ano de 2013, a profa. Sheila Cordeiro Mota também foi aprovada para cursar doutorado na UPV sob orientação do prof. Dr. Bernabé Ortuño que também orientou as professoras Karla Mazarelo e Patrícia Braga.  

           

 

 

 

 

 

 

 

 
Em novembro de 2014 foi realizado no curso de Design, o I° Ciclo Internacional de Palestras sobre Design na Amazônia (Iº CINPAD), que contou com a presença de dois pesquisadores da UPV. Neste mesmo ano teve início o projeto de pesquisa “Design e desenvolvimento de novos produtos a partir de matérias primas naturais da Amazônia” aprovado no âmbito do Ciência sem Fronteiras  e desenvolvido com a participação da UFAM, INPA e UPV, através do qual veio ao Brasil, na qualidade de Professora Visitante, a Dra. Susana Paixão Pereira Mestre-Barradas.

A parceria entre a UFAM e a UPV já resultou na qualificação, em nível de doutorado, de quatro professores do Departamento de Design na instituição espanhola, são eles:

Profa. Dra. Karla Mazarelo Maciel Pacheco (Defesa realizada em Novembro de 2012)

 

Prof. Dr. Almir de Souza Pacheco (Defesa realizada em Dezembro de 2012)

 

Profa. Dra. Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos  (Defesa realizada em Dezembro de 2012)

 

Profa. Dra. Sheila Cordeiro Mota  (Defesa realizada em Setembro de 2012)

 

 

Fim do conteúdo da página